segunda-feira, 12 de julho de 2010

Rubrica Tachos e Panelas #2

A rubrica desta quinzena é sobre Formas. Como na rubrica #1 falei em bolos agora pareceu-me adequado falar do tipo de formas que existem.

Formas para mini cupcakes

Quem é que não conhece este tipo de bolinhos que vêm em papelinhos coloridos e enrugados nas pontas? Penso que todos conhecem..










Estas forminhas em papel frisado existem em vários tamanhos e cores. É deixar a imaginação voar e escolher os que achamos mais bonitos para os nossos cupcakes.
Também podem encontrar este tipo de formas em vez de feitas em papel feitas em chocolate! Aqueles que já foram por exemplo às festas de Palmela de certeza que já beberam o licor num copo de chocolate, uma das grandes atracções daquela festa. Eu já provei e é bastante booom :D


Formas para biscoitos

Aqueles biscoitos que existem em forma de estrelas, flores, todos bem redondinhos, quadrados e por aí fora são feitos com este tipo de formas plástico ou metal.




É uma forma engraçada de fazer biscoitos diferentes e sem dúvida que se recebe muitos elogios quando os mostramos e depois damos a provar aos nossos convidados para um lanchinho em casa.








Os biscoitos podem ser enfeitados a gosto para dar aquele toque pessoal e mais animado.






Para os mais preguiços, que não querem usar as formas para fazer estes enfeites existem umas máquinas que fazem o trabalho por vocês sem muito esforço :D













Formas para bolos
Para fazer bolos maiores usam-se formas também elas maiores (como é óbvio!). Existem vários tamanhos, qualidades e feitios, usadas em tipos de bolos diferentes.


-> para pudim flan podem-se usar estas duas formas:
ou

-> para um bolo inglês aconselha-se esta forma: 

-> para as tartes é aconselhavel uma forma baixa com fundo solto para ser mais fácil desenformar sem quebrar a tarde:
-> para todos os outros tipos de bolo (chocolate, mármore, ...) é aconselhavel uma forma com buraco (Savarin) pois com um buraco no meio do bolo a cozedura é mais rápida e eficaz
Também existe este tipo de forma com pegas o que ajuda depois quando for preciso tirar a forma do forno
-> Forma com gomos e buraco (Kouglof)


Esta é bastante engraçada pois deixa o bolo com um efeito diferente do habitual
Espero que tenham gostado da rubrica de hoje e que façam muitos bolinhos nos próximos dias com estas dicas :D
Esta é a rubrica quinzenal Tachos e Panelas

1 comentário:

  1. Eu gosto dos bolinhos mas é para comer porque fazê-los, ai ai ai :p Porque não comprá-los feitos ?

    Outras vezes lembro-me de os fazer e para desenformar é uma novela porque não deixo que eles arrefeçam e tcharamm... Bolinho desfeito :$ * beijinho

    ResponderEliminar