Uma exposição que vi à pouco tempo e da qual gostei bastante e que por isso tinha que vir falar dela um pouquinho aqui a vocês.
Esta museu, por assim dizer, fica na Rua Augusta (baixa de Lisboa) e a entrada é gratuíta. Para além de podermos ver esta exposição que mostro aqui em baixo sobre as motorizadas, scooters e afins também podemos ver alguns vestidos e objectos de outras épocas bastante interessantes.
A todos aqueles que são de Lisboa, que estejam de passagem ou que tenham um tempinho eu aconselho darem lá um pulinho e deliciarem-se com as maravilhosas motinhas :) Não demora mais de 1H a visitar tudo.. dá tempo suficiente e ainda sobra para poderem ir comer qualquer coisa na cafetaria :D Por isso aproveitem!
-------------------------------------------------------------------------
LÁ VAI ELA, FORMOSA E SEGURA
Scooters da colecção de João Seixas
23 JULHO / 24 OUTUBRO 2010
(...) Lá vai ela tem um duplo sentido. No feminino, tanto designa a scooter, ícone mediático de um tempo e de um modo de vida urbano, jovem e democrático, como também é um galanteio à nova mulher, mais emancipada e profissionalmente activa que se afirma no pós-Segunda Guerra, já segura e formosa, conduzindo-se a si própria, entre o trabalho e a casa, ou em puro passeio pela sua cidade.
Com esta exposição ficaremos mais conscientes da pluralidade e especificidades de cada scooter, percebendo melhor este fenómeno que cruza a Europa e os Estados Unidos. Mas é inegável que, entre todas as scooters, a Vespa ganha uma popularidade tal que a torna quase no seu sinónimo. Símbolo do bom design italiano, é hoje um clássico do século XX e um objecto de culto. (...)
(...) A sua actualidade levou-nos a organizar esta exposição onde colocámos em diálogo as scooters com a moda, sublinhando a transformação de linhas e silhuetas, para além da alteração das formas, cores e materiais, de modo a dar maior visibilidade à evolução das mentalidades e diferentes contextos socioculturais. (...)